Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Por que estudar História?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo aplique a dinâmica “A importância da Igreja” ou “Eu pergunto você responde”, que
proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.
Dinâmica: A
importância da Igreja
Neste trimestre, os adolescentes vão estudar a respeito da
"História da Igreja". A cada dia cresce em nosso país o número de
"desigrejados", pessoas que dizem amar a Jesus Cristo, mas não é
membro de nenhuma igreja. Seus alunos precisam saber que a Igreja não é uma
instituição criada pelo homem, mas ela foi instituída por Deus.
Objetivo:
Introduzir o trimestre e mostrar a importância da Igreja
para os crentes.
Atividade didática:
Vidro, água, pó de café e um prato.
Atividade didática:
Professor, sente-se
com os alunos em círculo ao redor de uma mesa. Encha o vidro com a água e
coloque sobre o prato. Enquanto enche o vidro, diga o quanto a água é
importante para o nosso corpo. Ela está presente em todos os organismos vivos.
Não existe vida sem água. Temos que beber água diariamente. Explique que a
igreja é como a água. Sem ela não sobrevivemos espiritualmente. Sem água vamos
ficando desidratados e acabamos morrendo. Depois, coloque um pouco de pó de
café na água e em seguida pergunte o que o pó de café fez com a água. Diga que
o pó de café deixou a água turva e imprópria para beber, mas ela continuou
sendo água. Explique que o pecado deixa a Igreja turva, feia. Mas isso não
altera o fato de que a Igreja é indispensável para nossas vidas. A igreja é
formada de pessoas imperfeitas, mas Cristo é perfeito e seu sangue purifica a
Igreja do Senhor. Não temos que olhar para as falhas dos outros, mas para
Jesus.
Dinâmica: Eu pergunto
você responde
Objetivo:
Mostrar a importância do estudo da história da Igreja
Materiais didáticos:
Pequena caixa
Papeis digitados mostrando a importância do estudo da
história
Pequenos brindes
Atividade didática:
Antes da aula:
Copie as frases logo abaixo e imprima. Em seguida recorte
cada frase e coloque em uma pequena caixa.
Durante a dinâmica:
Explique que a história é uma ciência que estuda a vida do
homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e
sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda
na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Diga que nesta
dinâmica nós vamos entender o porquê estudar a historia da igreja.
Apresente a caixa e fale que nela contém alguns porquês de
estudarmos a historia da igreja, e para que os alunos entendam é necessário
bastante atenção. A dinâmica deve ser feita na seguinte ordem: Um aluno pega um
papel faz a sua leitura em seguida escolhe um aluno para que ele diga o que
entendeu do texto lido. O aluno que conseguir explicar ganha um brinde. A
dinâmica prossegue com outro aluno e a repetição do método usado no início.
Ação deve ser repetida tá o termino do último papel.
Textos para serem
lidos:
- A história da igreja foi feita e é feita por homens,
mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por
dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e
principalmente pelas pessoas comuns, desde o início do cristianismo.
- A história da igreja está presente no cotidiano e serve de
alerta à condição espiritual de todo cristão como agente transformador do
mundo.
- Ao estudar a história da Igreja nos deparamos com o que os
cristãos foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e
fazer.
- A história da Igreja não deve se resumir à simples
repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de
conscientização dos crentes para a tarefa de construir um mundo melhor e uma
sociedade mais justa.
- Estudar História da Igreja não se resume a decorar datas,
fatos e nomes. Na verdade, isso é só uma
pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Quando vamos ao
passado compreendemos muita coisa do tempo presente.
- Sem a História da Igreja o cristianismo não conheceria seus
êxitos, fracassos e conquistas.
- A história da Igreja pode nos ajudar a termos consciência
de que também possuímos um papel em seu desenrolar, que nossas atitudes, somada
a de outras pessoas pode interferir e modificar o rumo dos acontecimentos.
Dessa forma nos tornamos agentes históricos e começamos a fazer algo pelo mundo
que vivemos.
Encerre a dinâmica dando uma palavra de incentivo aos alunos
mostrando para eles que todos os cristãos vivenciam a História da Igreja, todos
contribuem para a formação da mesma, mesmo que não saibam. Só depende de você
para sua participação na História da Igreja ser lembrada, e ser tomada como
importante, como já vimos e vemos diversas pessoas que fizeram parte da nossa
história e serão lembradas por muito tempo por seus feitos, testemunhos de vida,
participações na vida social e pública, livros que escreveram e assim por
diante.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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