Introdução
Que faz um professor quando ensina? Naturalmente ele se
comunica com a classe. Sua intenção primordial é fazer com que seus alunos
entendam perfeitamente sua mensagem, isto é, o conteúdo do ensino. Em suma, o
ensino é um processo de comunicação em que o professor, através de vários
procedimentos e informações, orienta e dinamiza a aprendizagem.
A maioria das funções do ensino é cumprida exatamente pelo
comportamento verbal do professor. São os padrões ou formas de comunicação
empregadas por ele que vão, em grande parte, determinar os níveis de realização
e o resultado final do processo de ensino-aprendizagem.
A retenção de conteúdos e, de forma mais ampla, todos os
processos de formação do aluno dependem da boa comunicação do professor em sala
de aula.
1. Definição de
comunicação.
1.1. O que não é
comunicação.
- Não é monólogo;
- Não é massacrar o ouvinte com um vasto conteúdo de
informações;
- Não é preocupar-se apenas com o conteúdo da mensagem,
deixando de priorizar o aluno;
- Não é preocupar-se com um e desprezar o grupo;
- Não é valorizar apenas um único método de ensino.
1.2. O que é
Comunicação.
É um processo dinâmico que torna comuns sentimentos,
vivências e conhecimentos adquiridos, promovendo entendimento entre indivíduos.
Não consiste apenas na emissão e recepção de mensagens
deliberadas, mas na construção conjunta de novos saberes e significados.
Inicialmente, ela
exige três elementos:
2. Tipos de
comunicação
A comunicação pode ser dividida em dois tipos: verbal e
não-verbal.
2.1. Comunicação Verbal
(Mt 5.1-12).
É tudo aquilo que falamos. É a forma de alguém se expressar
através da voz.
Inicialmente, a comunicação verbal é uma cópia do que se
ouve.
Por meio da voz comunicamos os mais variados sentimentos,
como: melancolia, medo, raiva, alegria, entusiasmo, angústia, etc.
A falha na comunicação verbal pode gerar mal entendidos,
heresias, discussões e problemas dos mais variados. O poder que a voz exerce na
comunicação é muito grande, tanto que seremos julgados pelo que falamos (Mt
12.36,37).
O professor deve procurar se esforçar para saber fazer um
bom uso da comunicação verbal, pois um assunto importante perde muito de seu
brilho quando é dito de forma ruim, no entanto, um assunto simples ganha muito
brilho quando bem colocado.
2.2- Comunicação
não-verbal (Mt 22.17-21)
É toda e qualquer forma de se comunicar que não é feita
através da fala. Este tipo de comunicação é marcado por algumas vezes um
indivíduo guardar uma boa ou má impressão de alguém que possa ter conhecido.
Exemplos: vestes, sorriso, figuras, toque, olhar, gestos,
atitudes etc.
Nalguns casos esses sinais não verbais complementam e
reforçam o que é dito pelas palavras: por exemplo, quando dizemos ‘não’ e
simultaneamente abanamos a cabeça. Noutros casos os sinais não verbais contrariam
o que é dito pelas palavras: por exemplo, quando uma pessoa diz a outra
‘amo-te’ mas não a consegue fitar nos olhos e desvia repetidamente o olhar. Um
dos aspectos mais relevantes da comunicação não verbal é a expressão de emoções
através de expressões faciais”.
3. Comunicação e o
processo de significação
A mensagem é o objeto e a finalidade da comunicação humana.
Mas para que ela possa ser compreendida deve sempre harmonizar-se com o
repertório de signos que cada aluno possui. Com base nestes pontos, veremos
agora todo processo da comunicação, afim de se compreender como a mensagem pode
produzir o efeito desejado pelo professor.
3.1. Percepção.
É quando o aluno percebe os signos (tudo aquilo que tem
algum significado) que compõem a mensagem.
3.2. Decodificação.
É quando o aluno compara os signos percebidos com o seu
repertório (conjunto de tudo aquilo que ele aprendeu durante a vida) e decifra
sua equivalência. Isso só pode ocorrer quando os signos que ele percebe estão
em acordo com o seu repertório de significados.
3.3. Interpretação.
É quando o aluno pergunta a si qual o significado que ele
deve atribuir à mensagem recebida. Este significado é sempre particular,
pessoal e exclusivo a cada indivíduo (At 2.12).
3.4. Resposta.
É o retorno da mensagem que alimenta a comunicação, também
conhecido como feedback (At 2.37-41).
Tipos de Respostas:
O professor que presta atenção nas reações ou respostas do
aluno encontra nelas a forma de reajustar suas mensagens.
- O aluno pode se fechar a mensagem e a ignorar;
- O aluno pode aceitar a mensagem, mas modificar a
informação, pois a entendeu de forma diferente;
- O aluno pode aceitar parcialmente a mensagem;
- O aluno o aluno pode ser contra a mensagem;
- O aluno pode aceitar toda mensagem incorporando-a a sua
vida.
4. Barreiras à
comunicação
Existem alguns obstáculos (ruídos) que atrapalham a boa
comunicação. Vejamos:
4.1. Barreiras
Físicas.
- Salas muito próximas;
- Professor muito distante da classe e falando alto ou baixo
demais;
- Professor que não utiliza meios visuais, fundamentais na
comunicação.
4.2. Barreiras
Fisiológicas.
- Alunos com cegueiras ou que não enxergam bem;
- Alunos com surdez ou que não ouvem bem;
4.3. Barreiras
Culturais.
- Alunos com padrões culturais diferentes.
- Professor que utiliza conceitos e termos que a classe não
entende;
- Professor com ideias mal formuladas;
- Professor que fala muito rápido;
- Professor que não gosta de ler;
- Professor que não se prepara para a ministração da aula;
- professor que desconhece o tema da lição;
- Professor que articula mal as palavras;
4.4. Barreiras
Sociais.
- Alunos com tradições e costumes diferentes;
- Alunos com normas diferentes;
- Alunos com padrões sociais diferentes.
- Alunos que nunca estudaram estudando junto de alunos com
ensino superior.
4.5. Barreiras
Psicológicas.
- Professor que não demonstra amor aos alunos;
- Professor que não desenvolve a empatia em sala de aula;
- professor que apresenta muitas ideias;
- Alunos que não conseguem prestar atenção ao professor;
- Alunos que possuem seus próprios conceitos;
- Alunos que não gostam do professor;
- Alunos que acreditam que entenderam o assunto da lição,
por isso não pedem esclarecimento;
- Alunos que não têm desejo de aprender.
5. Como melhorar a
comunicação
5.1. Crie o hábito de ler sempre sobre o assunto;
5.2. Tenha mensagem clara e objetiva;
5.3. Organize sua mensagem de forma lógica;
5.4. Vise mais o aluno que a matéria;
5.5. Utilize diferentes linguagens;
5.6. Repita as ideias importantes;
5.7. Desenvolva a empatia;
5.8. Demonstre amor aos seus alunos;
5.9. Seja flexível;
5.10. Dê aos alunos a oportunidade de digerir a informação;
5.11. Conheça cada aluno, suas vivências e capacidades;
5.12. Reconheça suas limitações em não saber sobre tudo;
5.13. Administre bem o seu tempo de aula.
Conclusão
Diante do exposto, a emissão, transmissão e recepção do
conteúdo didático são componentes da rede de comunicação entre professores e
alunos. É necessário enfatizar que da excelência da comunicação dependem não só
a aprendizagem, mas também a admiração mútua, a cooperação e a criatividade em
sala de aula.
Por Roberto José
Por Roberto José
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