Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Jesus Lava os Pés dos Discípulos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Vivendo como servo”.
Dinâmica: Vivendo
como servo
Objetivo:
Estimular os alunos a viverem como servos.
Material didático:
Lápis
Papel A4
Papel 40 kg
Pincel atômico
Atividade didática:
O que significa ser servo? Você é servo de Deus? Por quê?
• Significa que tenho um senhor. Servo é escravo, empregado,
subalterno.
• Resposta pessoal
• Resposta pessoal
- Questione: Qual motivo levou Jesus a vir como servo?
Ex: Ele estava nos mostrando o caminho, Isso refletia seu
amor e devoção aos homens.
- indague: Como deve agir bom servo?
Ex: obediência, alegria, humildade.
- Por que temos dificuldade de vivermos como servos?
• Resposta pessoal
O que uma pessoa precisa estar disposta a fazer, para
tornar-se um servo de Deus?
• Renunciar sua vida – Obedecer – Entregar-se para sempre
POR AMOR.
- Coloque uma folha de papel 40kg em um local visível,
solicite que cada aluno desenhe o que acha que um servo deve fazer.
- Discuta com os alunos sobre os desenhos citados a partir
da explicação dada por cada aluno sobre seus desenhos.
- Pergunte a eles quem foi o maior servo de todos? (Jesus).
-Peça que uma criança leia Mateus 12.18ª
Entregue lápis e papel a todos os alunos.
- Questione como eles acham que Jesus era servo? Peça que
escrevam as respostas num papel.
- Solicite dos alunos que façam mímica do que escreveram
sobre a atitude de Jesus como servo. O resto do grupo deve tentar descobrir o significado da mímica.
Ministração
- Entregue a cada aluno mais uma vez um papel e um lápis
pedir que escrevam ou desenhem uma ocasião que podem agir como servos dentro de
sua casa ou na rua. Ex: arrumando quarto, ajudando uma pessoa idosa ou alguém
que é sego, etc.
-Peça para que cada criança segure seu papel, Fique de pé e
ore pedindo para ser como Jesus fazendo as coisas que descreveram.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Adaptado por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário