Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O que é ética cristã.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo aplique a dinâmica “O Sermão do monte e a ética cristã” ou
“O relacionamento em três dimensões”,
que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.
Dinâmica: O Sermão do
monte e a ética cristã
Neste trimestre, o tema é Ética Cristã. Mostre aos seus
alunos o quanto a ética é indispensável na vida do crente. A Palavra de Deus é
o nosso manual de ética. Uma das mais importantes sínteses da ética de Jesus
pode ser encontrada no Sermão do Monte (Mt 5 —7).
Objetivo:
Mostrar as características que o cristão deve apresentar
segundo o Sermão do Monte.
Atividade didática:
Sente-se com seus alunos em círculo e explique o que é
ética. Diga que no Sermão do Monte podemos encontrar uma síntese da ética de
Cristo. O Mestre nos mostrar quais as características que seus discípulos
precisam ter. O próprio Jesus tinha todas essas características. Em seguida
peça que os alunos se dividam em grupos. Distribua a folha com o quadro (sem as
respostas) e peça que em grupo, depois de ler Mateus 5.1-10, preencham o
quadro. Depois que todos concluírem, forme um único grupo e corrija juntamente
com os alunos o quadro.
VERSÍCULO
|
CARACTERÍSTICA
|
Mt 5.3
|
Humildade
|
Mt 5.4
|
Pranto
|
Mt 5.5
|
Mansidão e simplicidade
|
Mt 5.6
|
Justiça e bondade
|
Mt 5.7
|
Amabilidade e misericórdia
|
Mt 5.8
|
Coração puro
|
Mt 5.9
|
Paz
|
Mt 5.10
|
Fidelidade
|
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 67
Adaptada por Roberto José
Dinâmica: O
relacionamento em três dimensões
Objetivos:
Levar os alunos a um bom relacionamento com Deus, o próximo
e com nós mesmos.
Materiais didáticos:
3 cartolinas guache
3 pinceis atômicos
Atividade didática:
Diga que a ética cristã trata do nosso relacionamento com
Deus, o próximo e com nós mesmos. Divida a turma em três grupos. Entregue a
cada grupo uma cartolina guache e um pincel atômico. Cada grupo ficará
responsável para desenvolver tudo o que sabem sobre um assunto: O primeiro o
meu relacionamento ético com Deus, o segundo o meu relacionamento ético com o
meu próximo e o terceiro o meu relacionamento ético comigo mesmo. Dê a cada
grupo sete minutos para desenvolver o assunto e escrever na cartolina. Ao
final, cada grupo nomeará um representante para apresentar durante cinco
minutos tudo que puderam escrever sobre o assunto.
Encerre mostrando que a vida cristã é uma experiência que se
renova a cada dia em nosso relacionamento com Deus, com o nosso próximo e
conosco mesmo. Deus espera de cada um de nós um padrão de excelência em nossos
relacionamentos. Para isso precisamos nos esforçar para melhorarmos a cada dia.
Enquanto mais nos aproximarmos de Deus, nossos relacionamentos aqui na terra
serão melhores.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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