Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância
de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa
desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o
ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Palavra Eterna Habitou entre Nós.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Inicie o estudo aplicando a dinâmica “O Evangelho do discípulo amado”, e para concluir o estudo aplique a
dinâmica “Jesus, verdadeiro homem e
verdadeiro Deus”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto
estudado.
Dinâmica: O Evangelho
do discípulo amado
Neste trimestre, vamos estudar a respeito do Evangelho de João.
Como você já deve ter percebido, este Evangelho é bem diferente dos três
primeiros. João apresenta Jesus como o Filho de Deus que já existia antes da
criação. O estudo deste Evangelho vai enriquecer a sua fé e a de seus alunos.
Objetivo:
Sondar o conhecimento dos alunos a respeito do Evangelho de
João.
Material didático:
Quadro branco ou de giz.
Atividade didática:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre. Depois,
copie no quadro o esquema abaixo (sem as respostas). Faça as indagações aos
alunos e aguarde as respostas. Preencha o quadro juntamente com eles.
Incentive--os a ler todo o Evangelho de João.
EVANGELHO
DE JOÃO
|
|
Quem é o autor?
|
João
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Qual é o tema central?
|
Jesus, o Filho de Deus.
|
Em que data foi escrito?
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Cerca de 80-95 d.C.
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Qual o propósito?
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O propósito se encontra em João 20.31:
"Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que,
crendo, tenhas vida em seu nome."
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Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 67
Adaptada por Roberto José
Dinâmica: Jesus,
verdadeiro homem e verdadeiro Deus
Objetivo:
Conscientizar os alunos de que Jesus é humano e divino.
Material didático:
Folhas de papel A4 ou ofício, lápis ou canetas.
Atividade didática:
Divida a turma em 2 grupos. Entregue para cada grupo uma
folha de papel A4 ou ofício. Explique ao primeiro grupo que eles devem, em
grupo, relacionar na folha de papel cinco coisas que Jesus fez ou falou que
provam que Ele é Deus, enquanto que o
segundo grupo irá relacionar na folha de papel cinco coisas que Jesus fez ou
falou que provam que Ele é um homem comum. Depois que todos terminarem, peça
que um aluno de cada grupo leia a relação do que escreveram em voz alta. Faça
algumas considerações caso seja necessário. Conclua a dinâmica explicando que a
Bíblia afirma que Jesus é Deus e tem todos os atributos divinos: Jesus é eterno
(Jo 1.1), Jesus existe por si mesmo (Cl 1.17; Jo 1.3), Jesu é onipresente (Mt
18.20), onisciente (Mt 17.27; Jo 2.25), Jesus é Todo-Poderoso (Jo 1.3; Hb 1.2;
Lc 8.25), Jesus é Soberano (1 Pe 3.24). Leia com os alunos as referências. Mas Ele também foi um homem perfeito, e como
homem as Sagradas Escrituras afirmam que Jesus esteve sujeito a todas as
limitações físicas próprias da humanidade: teve sede (Jo 19.28), fome (Mt
21.18) e cansaço (Jo 4.6); e sentiu alegria ( Lc 10.21), tristeza (Mt 26.37),
amor (Jo 11.5), compaixão (Mt 9.36), surpresa (Lc 7.9), ira (Mc 3.5) e morte
(Lc 24.20) Na Cruz, o puro e imaculado que é Jesus, toma sobre si os pecados da
humanidade. Não mais simbolicamente, como no Antigo Testamento, mas de forma
real. A miséria, o pecado, a desgraça, a morte tocam no propiciatório que é
Jesus e tudo é lavado, purificado, liberto. Para isso é que foi necessária a
morte de Cristo na Cruz.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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