Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com a sociedade.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Durante a aula veja qual o melhor momento para aplicar as
dinâmicas “Eu sou Sal e Eu sou Luz”
Dinâmica: Eu sou Sal
Objetivo:
Promover reflexão sobre o caráter do cristão como “sal da
terra”.
Material Didático:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
sal
Atividade Didática:
- Expliquem que o sal representa o caráter cristão e o copo
com água está representando o mundo.
- coloque 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloque:
01 saquinho de sal dentro do primeiro copo – sem retirar a
embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado do segundo copo( situação 02);
01 colher de sal dentro do terceiro copo e misture( situação
03).
- Questione: Qual situação melhor representa o caráter do
cristão autêntico no mundo?
- Reflita com seus alunos sobre cada uma das situações
Para as situações 01 explique que o sal, apesar de estar
dentro da água, não pôde fazer ser efeito, pois estava isolado da água pelo
saquinho. Representa o cristão que apesar de estar no mundo não consegue
influenciar o mundo com o seu caráter, pois existe algo que atrapalha.
Para as situações 02 explique que o sal não pôde fazer ser
efeito, pois estava separado da água. Representa o cristão que se separa do
mundo de forma bastante radical, sem querer nenhum contato com ele, nem mesmo
para influenciá-lo através do seu caráter.
Para as situações 03 explique que o sal dentro da água
representa o cristão que está no mundo e consegue mudar o estado do mundo com o
seu caráter. Diga que água mudou em seu estado original pois ela agora mudou de
sabor por causa da influência do sal.
Palavra de Reflexão:
Cristo disse: “Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens” (Mt 5.13). O que Jesus fez antes de tudo, foi
mostrar-lhes que antes mesmo que eles saíssem para pregar teriam de demonstrar
bom caráter e também, boas obras com palavras e ações dando a todos testemunhos
de que seriam pessoas diferentes
1. A função do sal
(v.13)
No mundo antigo, o sal era algo de muito valor. O sal tem,
pelo menos, três características:
a. Sal é tempero que
dá sabor à comida – essa é a característica mais conhecida. Já pensou
comida sem sal? É tão insípida, como o próprio Jó reconheceu ( Jó 6.6)! A
influência do crente no mundo deve ser como o sal para a comida – a presença do
crente dá um novo sabor ao ambiente no escritório, na faculdade, na fábrica,
etc. Será que a nossa presença tem essa influência positiva? Infelizmente,
muitas pessoas consideram que o crente tira o sabor da vida.
b. Sal é preservador
– evita a putrefação – no mundo antigo o sal era o preservador mais comum.
Antes da invenção da geladeira, o sal era usado para preservar a carne e o
peixe do apodrecimento. Até hoje é usado na tão conhecida carne-de-sol do
Nordeste. Assim, se o crente vai ser “o sal da terra”, deve ter uma influência
antisséptica no mundo. A presença do crente deve evitar o progresso do mal,
derrotando a podridão ao seu redor.
Jamais devemos deixar de darmos sabor, se isso vier a
acontecer, a podridão deste mundo nos atingirá e nos fará apodrecer
espiritualmente. Perderemos o sentido verdadeiro de servos de Deus, e
passaremos a servir este mundo tenebroso.
c. Sal é ligado à
pureza – não há dúvida que sua brancura brilhante fez essa ligação fácil.
Os romanos diziam que o sal era a coisa mais pura de todas as coisas, porque
veio das coisas mais puras, o sol e o mar. Se o crente vai ser “o sal da
terra”, tem de ser um exemplo de pureza. Uma das características da sociedade
em que vivemos é o rebaixamento dos padrões de pureza. Não há mais restrições
na área moral – sexo antes de casamento é normal, e infidelidade no casamento é
comum. Os filmes com cenas de sexo explícito na TV e no cinema, as piadas sujas
na fábrica e no escritório são áreas nas quais o crente tem de demonstrar sua
pureza. Quando o crente está presente, os colegas param de contar as piadas
duvidosas, a TV é desligada. Em outras palavras, o crente deve ser mais
corajoso na condenação do mal. “Às vezes, os padrões de uma comunidade
afrouxam-se por falta de um explícito protesto cristão”.
Dinâmica: Eu sou Luz
Objetivo:
Mostrar que o cristão precisa dar um bom testemunho de vida
na sociedade em que está inserido.
Material Didático:
- 1 vela (de uns 5 cm de preferência);
- 1 copo (de vidro);
- Um prato (ou uma tigela);
- Uns 2 a 3 dedos de água com anilina vermelha (dissolvida
na água);
- Fósforo
- A Bíblia na leitura aberta em: Mateus 5. 13-16.
Atividade Didática:
No centro do prato coloque a vela acesa, diga que a vela
simboliza nós e que cada um de nós temos a nossa luz a luz de Cristo em nossa
vida. Ainda no prato despeje 1 à 2 dedinhos de água com anilina vermelha, e
diga que essa água simboliza o mal que esta em todo o momento nos cercando.
- Vejam que mesmo com
todo esse mal ao nosso redor ele não consegue apagar a nossa luz, pois a nossa
luz está acima dele. Assim deve ser a nossa vida cristã.
Logo após essa
explicação, coloque o copo sobre a vela e peça que observem.
- O que aconteceu com a vela?" (Ela vai apagar).
- E a água que estava
ao seu redor o que houve?" (Ela terá entrado para dentro do copo).
Explicação:
As pessoas que não dão um bom testemunho de vida são
comparadas como lâmpadas desligadas, sem energia, estão apagadas não tem luz e
lâmpada apagada é inútil, pois não desempenham o seu papel, por este motivo
Jesus observa os que estão nele são luz e brilham no mundo, são úteis,
abençoam, convencem, tem poder e o brilho e a energia que vem do Espírito Santo
de Deus. Jesus disse: “vós sois a luz do mundo”; nossa responsabilidade é muito
grande, luz se destaca é vista ao longe e não tem como se esconder.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Fonte: dinamicanacatequese.blogspot.com.br
Adaptada por Roberto José.
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