Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes
uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua
sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Armínio: o equilíbrio da Reforma.
- Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem
por ética? A partir do que eles falarem, encaminhe a discussão para um conceito
de ética.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilize a dinâmica “O Naufrágio”
Dinâmica: O Naufrágio
Objetivo:
Refletir a respeito da importância de uma escolha e quais as
consequências que ela trará para nossa vida.
Material didático:
Quadro negro,
giz,
pedaços de papel,
lápis ou caneta.
Atividade didática:
Distribuir um pedaço de papel e lápis para cada
participante.
1. O professor desenha um barco no quadro, e diz ao grupo
que aquele barco está navegando em alto mar com TRÊS TRIPULANTES e DEZOITO
PASSAGEIROS;
2. Os passageiros são: UM VAQUEIRO, UM ENGENHEIRO, UM
BANQUEIRO, UMA DENTISTA, UMA DONA DE CASA, UMA ECOLOGISTA, UM ATLETA, UM
PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, UM PASTOR , UM LADRÃO, UM DROGADO, UM POLÍTICO, UM
BÊBADO, UMA ATRIZ FAMOSA, CANTOR GOSPEL, UMA CRIANÇA, UMA PROFESSORA E UM
OPERÁRIO;
3. Uma repentina tempestade avaria o barco e ele começa a
afundar;
4. Existem apenas dois barcos salva-vidas;
5. Um foi arrebatado pela tripulação, todos os membros da
tripulação entraram nele e este barco salva-vidas se afastou rapidamente;
6. No outro barco salva vidas só cabem três pessoas. Como só
o ATLETA sabe manejar esse barco, ele com dificuldade coloca-o ao mar, assume o
controle do barco e grita que pode salvar mais duas pessoas.
Agora pergunte: Se você tivesse o poder de decidir, nesse
momento, quem você salvaria?
Neste momento mande que todos, individualmente, tomem uma
decisão. Salvem dois passageiros, e escrevam no papel em suas mãos, a sua
escolha; logo após, cada um deve ler a sua escolha, explicando os motivos que o
levaram a escolher aquelas duas pessoas para serem salvas.
- Pede-se que alguns voluntários digam o que sentiram ao ter
que tomar a difícil decisão.
Conclua a dinâmica dizendo:
- É claro que não se pode contestar as escolhas pessoais de
cada um de nós nem os motivos que a determinaram; mas o objetivo da dinâmica é
nos levar a refletir que, por sermos criados por Deus com livre arbítrio, às
vezes, repentinamente, temos que tomar decisões difíceis e fazer escolhas e que
as nossas escolhas geram consequências diretamente no nosso presente e no nosso
futuro.
– Não podemos colocar as emoções à frente da razão no
momento de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
- Cada escolha que fazemos terá consequência, ou boa ou
ruim.
- As consequências estão diretamente ligadas à qualidade das
nossas escolhas.
Explique que Armínio foi um teólogo que nos ajudou a
compreender isso, pois, até então, as pessoas acreditavam que a salvação e a
condenação das pessoas já eram pré-determinadas por Deus. O que não é verdade.
A escolha é feita por cada um de nós. Eu sou quem decido se aceito ou não a
salvação oferecida por Deus a todos.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Fonte: www.batistafluminense.org.br
Adaptação da dinâmica: Roberto José
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