1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ética cristã no relacionamento.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Durante a aula veja o melhor momento para aplicar a
dinâmica “Construindo amigos”.
Dinâmica: Construindo
amigos
Objetivo:
Aprofundar os laços
de amizade entre os integrantes do grupo.
Mostrar que se queremos ter amigos precisamos aprender a
descobrir as virtudes das pessoas ao invés de vermos os seus defeitos.
Material didático:
Cartolinas
Várias canetas
Atividade didática:
Antes da Aula:
Recorte as cartolinas em tamanho 15cm X 15cm de acordo com a
quantidade de alunos que você calcular ter em sala de aula. Faça alguns
sobrando.
Durante a Aula:
Entregue a cada aluno um pedaço de cartolina, e solicite que
todos dobrem ao meio e guarde para algo importante no final da aula. No momento
da dinâmica avise que todos utilizem o pedaço da cartolina que receberam no
início da aula para preparar um cartão de amigo para ser entregue a alguém da
sala que eles não sabem ainda quem é. Mande-os caprichar na mensagem. Dê a eles
três minutos. Em seguida reúna a sala em círculo de forma que todos fiquem
abraçados. Apenas o professor deve estar de fora do círculo. Solicite ao grupo
que deixe um pequeno espaço onde você possa entrar no círculo. Ao entrar o
professor escolherá o aluno do espaço onde ele passou que estava a sua direita
para falar a respeito de suas virtudes conhecidas em seguida ler e entrega o
cartão. A dinâmica prossegue com o aluno se retirando do círculo e o professor
ocupando o lugar dele. O aluno continua o processo entrando no círculo pelo
lado direito do professor e fala a respeito das virtudes do aluno que está do
lado direito do círculo quando ele entro, ler e entrega o cartão para ele. O
procedimento continua com o aluno do lado direito saindo do círculo e falando
das virtudes do aluno que está do lado direito daquele que entrou no círculo
lendo e entregando o cartão até que todos participem.
Encerre a dinâmica dizendo que todo ser humano tem seus
defeitos. Se você acha que alguém não os tem, é porque não conviveu com ele
ainda. Não é difícil encontrarmos os defeitos das pessoas, mas a boa notícia é
que a maioria das pessoas têm virtudes que superam seus defeitos. Nós apenas
precisamos aprender a focar nas virtudes em vez de obcecar com os defeitos. Se
quisermos construir um relacionamento de amizade com alguém precisamos estar
conscientes disso. Como cristãos precisamos aprender a enxergar nas outras
pessoas as qualidades e as virtudes que elas possuem. Quando estamos em Cristo
Jesus devemos fazer de tudo para motivar outras pessoas e fazê-las sentirem que
tem valor para nós. Este é um grande passo para se construir um bom
relacionamento de amizade.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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