Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Epístola aos Romanos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo aplique a dinâmica “Conhecendo a Epístola aos Romanos”
Dinâmica: Conhecendo
a Epístola aos Romanos
Objetivo:
Apresentar uma visão geral da epístola aos romanos.
Material didático:
Quadro e giz ou cartolina e pincel atômico
Esboço da epístola aos romanos
Atividade didática:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre aos alunos. Lance-os
um desafio a leem a epístola aos romanos durante a semana. Oriente-os a ler
dois capítulos por dia, no sábado e domingo três capítulos. Em seguida escreva
no quadro ou na cartolina os temas das 13 lições que serão estudadas durante o trimestre.
Logo após leve aos alunos um esboço geral da lição apresentado logo abaixo (sem
as respostas). Questione aos alunos cada ponto do esboço e vá os ajudando a
construir o esboço juntos.
- Consiga um mapa da Palestina nos tempos de Jesus, e
encontre com os alunos a localização da cidade de Roma.
- Consiga durante a semana algumas características
importantes da cidade e apresente aos alunos.
- Tente trazer também um resumo de como o evangelho chegou a
Roma.
Esboço da Epístola
aos Romanos
Autor
Paulo, o apóstolo dos gentios.
Local
Corinto, no período especificado em Atos 20:2-3.
Ocasião e Data
A Carta de Paulo aos Romanos (1.1) foi escrita provavelmente
em 57 d.C. na cidade de Corinto, pouco antes da visita do apóstolo à Jerusalém
(Rm 15.25-29). A epístola foi ditada pelo Doutor dos Gentios ao amanuense
Tércio (Rm 16.22) e entregue à igreja em Roma por Febe, auxiliar da igreja de
Cencréia, porto oriental de Corinto (Rm 16.1,2).
Tema
A Salvação pela fé
Esboço
Doutrinária –
Mostra os argumentos de Paulo da salvação pela fé (Cap. 1-8).
Dispensacional –
Fala de Israel, e mostra a relação desse povo com o plano divino da salvação
(Cap. 9-11).
Prática – Contém
exortações relativas a vida cristã (Cap. 12-16).
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que
eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário