Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Um novo caráter: A lei do Reino de Deus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo do terceiro tópico, aplique a
dinâmica “Temperos da felicidade”, que
proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.
Dinâmica: Temperos da
felicidade
Objetivo:
Conhecer o verdadeiro sentido da felicidade espiritual.
Material didático:
Uma panela com a palavra TEMPEROS DA FELICIDADE colada nela;
As oito bem aventuranças digitadas em papel
Tesoura
Cola
Atividade didática:
Antes da aula:
Separe uma panela e coloque na parte lateral a palavra:
Temperos da felicidade
Recorte os papeis com cada uma das oito bem-aventuranças e coloque
dentro da panela, conforme relação logo abaixo:
- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o
Reino dos Céus.
- Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
- Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
- Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque
serão fartos.
- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a
Misericórdia.
- Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a
face e Deus.
- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados
filhos de Deus.
- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da
Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Pesquise na lição e internet a interpretação e significado
de cada Bem-aventurança.
Durante a aula:
Inicie a dinâmica pedindo que os alunos relatem momentos de
tristezas que já viveram em suas vidas, levando-os a ficar desanimados em
alguns momentos. Ouça-os atentamente.
Diga que enquanto estivermos vivendo aqui nessa terra
estaremos sujeitos a situações de tristezas, no entanto que existe um tipo de
felicidade que não depende das circunstâncias que estão a nossa volta, mas sim
do nosso nível de comunhão com Deus, enquanto mais a nossa comunhão com Deus
for maior mais essa felicidade será completa. Coloque a panela no centro da
sala e diga que vamos apresentar os temperos que não podem faltar para a
felicidade ser completa. Abra a panela e solicite que os alunos retirem cada
papel, um a um. Na medida em que eles forem retirando cada bem-aventurança
pergunte o que eles entenderam, reforce a explicação com seu comentário.
Ser feliz dentro do contexto greco-romano era: ser
culturalmente sábio; ter posses; ter influência; ter beleza física. Os
religiosos tinham muito orgulho de si mesmos e se viam como superiores aos
outros. Usavam a lei como forma de exaltação pessoal e justiça própria.
Subjugavam os mais humildes e menos favorecidos na sociedade.
Jesus vai contra a mentalidade de que para “ser” alguém era
necessário “ter” algo.
Para Jesus ser bem aventurado é estar pleno, feliz,
independentemente das circunstâncias. A felicidade está em ser dependente de
Deus, em viver uma vida de íntima comunhão com Ele.
Encerre mostrando que as pessoas que Jesus descreve nesta
passagem tem uma qualidade diferente em seu caráter e estilo de vida daqueles
que ainda não desfrutaram da verdadeira felicidade em Cristo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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