Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Cartas Paulinas para Hoje.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir esta lição, aplique a dinâmica “Cartas que ensinam”, que proporcionará uma
melhor compreensão sobre o assunto estudado.
Dinâmica: Cartas que
ensinam
Neste trimestre os adolescentes, vão estudar a respeito das
Epístolas Paulinas. Muitas dessas cartas foram escritas enquanto Paulo se
encontrava preso por anunciar o evangelho. Seus alunos vão aprender que nada
pôde impedir Paulo de cumprir sua missão.
Objetivo:
Introduzir o tema do trimestre.
Material didático:
Quadro branco, papel
com as questões e caneta.
Atividade didática:
Sente-se com os alunos em círculo. Leia, juntamente com
eles, o título das lições e faça um comentário geral a respeito do tema do
trimestre. Diga que as epístolas de Paulo não estão em ordem cronológica. Elas
foram agrupadas pelo tamanho do texto; logo, as cartas maiores vêm primeiro. Em
seguida, faça a seguinte indagação: "Qual é a ordem cronológica das
cartas?" Ouça os alunos e depois peça que formem duplas. Distribua para as
duplas as folhas com as epístolas e peça que eles tentem colocá-las na ordem
cronológica. Quando todos terminarem, faça a correção colocando o gabarito no
quadro. Conclua propondo um desafio para a classe: ler durante o trimestre
todas as Epístolas Paulinas em ordem cronológica.
(1) 1 Tessalonicenses
(2) 2 Tessalonicenses
(3) 1 Coríntios
(4) 2 Coríntios
(5) GáLATAS
(6) Romanos
(7) COLOSSENSES
(8) Efésios
(9) Filipenses
(10) Filemom
(11) 1 Timóteo
(12) Tito
(13) 2 Timóteo
Por Telma Bueno
Fonte: Revista Ensinador Cristão
Adaptada por Roberto José
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
0 comentários:
Postar um comentário