Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ética cristã na vida escolar.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica: Vivendo como “sal da terra e luz do mundo”.
Dinâmica: Vivendo
como “sal da terra e luz do mundo”.
Objetivo:
Enfatizar a importância dos dons de pastores e doutores na
igreja.
Materiais didáticos:
Fita adesiva
Um coração bem grande de cor azul-claro
Corações pequenos brancos feitos de cartolina. A quantidade
de corações pequenos será a mesma do número de alunos.
Atividade didática:
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que
se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado
pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade
edificada sobre um monte” (Mateus 5:13,14). Explique que esta frase, dita por
Jesus Cristo e referenciada nos evangelhos, sintetiza o caráter da nossa
missão, e nos fornece diretrizes muito precisas e importantes. Utilizando-se de
dois elementos bastante presentes em nosso cotidiano, (o sal e a luz), Jesus
compõe um ensinamento simples e esclarecedor, que, se posto em prática, é
realmente capaz de transformar nossas relações éticas com as pessoas e com os fatos.
Elabore em casa quatro perguntas que servirão como discussão
em classe (Veja sugestão logo abaixo). Divida a turma em 4 grupos. Cada grupo
deverá ficar com uma pergunta. Dê um tempo para que os grupos discutam a
questão. Em seguida reúna os alunos formando um único grupo. Cada grupo terá
alguns minutos para expor suas ideias e responder a questão. Ouça a todos com
atenção! Faça as considerações que julgar necessárias. Conclua lendo o texto
bíblico de João 17.15. Explique que Jesus não pediu para o Pai retirar os
discípulos do mundo, mas Ele orou pedindo que os livrasse do mal. Como
discípulos de Jesus não podemos viver isolados, porém não podemos nos
contaminar com o mal. Vivemos em sociedade, porém não podemos nos conformar com
a filosofia, ou seja, o modo de pensar deste mundo (Rm 12.2).
Questões para
discussão:
1. É possível ser um estudante e ao mesmo tempo manter um padrão
ético cristão no ambiente escolar?
2. O que significa ser "sal da terra” e “luz do mundo”
em minha escola?
3. Como manter o meu padrão de cristão na escola e não ser um
cristão alienado?"
4. Como manter um padrão ético diante das pressões impostas no
ambiente escolar?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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