Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com sua igreja local.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
Dinâmica: Eu faço
parte do corpo
Objetivos:
Enfatizar a importância de fazer parte da igreja.
Destacar a valorização de cada membro como parte do corpo de
Cristo.
Material didático:
3 imagens de um corpo humano (podem ser iguais)
Texto: A igreja é um corpo
Atividade didática:
- Recorte as imagens do corpo humano dividindo-a em varias
partes (cabeça, mãos, braços, pés, pernas etc). Caso queira deixar as figuras
um pouco mais duras cole as mesmas em um papel mais grosso e depois recorte.
Retire de cada figura um membro do corpo e guarde, em seguida coloque cada uma
das figuras recortadas em uma pequena sacola.
- Divida a classe em três grupos. Divida com os grupos as
sacolas com as imagens recortadas faltando uma parte do corpo. É importante que
a princípio eles não saibam de nada. Em seguida solicite a cada grupo que
montem as figuras humanas o mais rápido que puder. Deixe que eles percebam que
está faltando em cada figura humana uma parte do corpo para que ela fique
completa. Quando começar as reclamações pergunte: Há necessidade mesmo dessa
parte ou dá para formar o corpo completo sem ela? É hora de você entregar a
cada grupo a parte do corpo que falta para que o corpo fique completo. Em
seguida convide a todos a ler 1 Coríntios 12.12-27. Conclua a dinâmica
entregando a todos os alunos uma cópia do texto: A igreja é um corpo. Conclua
lendo o texto com os alunos.
Texto: A igreja é um
corpo
A igreja é comparada a várias figuras, porém, a figura
predileta de Paulo para descrever a igreja é o corpo. Por que Paulo tem
predileção por essa figura? Porque ela é uma das mais completas para descrever
a igreja.
Os membros do corpo são belos quando distribuídos com
proporcionalidade. Um nariz que se desenvolve além do normal deforma o rosto. O
olho é um órgão lindo e nobre. Ele é o farol do corpo humano. Contudo, já
imaginou se você encontrasse um olho de 75 quilos na rua? Você sairia correndo,
pois esse olho gigante mais se assemelharia a um monstro. A beleza do corpo
está na sua diversidade e na sua proporcionalidade.
Outra coisa também importante no corpo é que ele precisa das
diversas funções dos membros para sobreviver. Um membro serve ao outro e todos
trabalham em harmonia para o benefício e edificação do corpo. Imagine que você
esteja com fome caminhando pela estrada e vê um pé de manga cheio de mangas
maduras, mangas vermelhas, mangas bonitas, mangas cheirosas. O seu olho vê a
manga. No entanto, não basta o olho ver. Você tem de usar a mão para pegar.
Você tem de usar a boca e os dentes para morder e mastigar. Você tem de usar a
língua para movimentar. Você tem de usar o esôfago para engolir. Você tem de
usar o estômago para triturar. Você tem de usar o fígado para jogar a bílis
ali. Você precisa de toda uma máquina funcionando para que aquela manga possa
nutrir você e atender à sua necessidade. Assim, também, é a igreja. Ela é um
corpo e nós precisamos ajudar uns aos outros.
Se eu cortasse o meu braço e o colocasse numa cadeira ao
lado, ele seria meu braço ainda. Só que não valeria nada para o corpo. Esse
braço só tem valor se tiver ligado ao corpo. Fora do corpo ele não tem valor. E
inútil. Se eu cortasse minha mão e a colocasse numa cadeira, no outro lado da
sala, ela ainda seria minha mão, mas não teria mais utilidade porque estaria
separada dos outros membros do corpo. Da mesma maneira, o apóstolo Paulo está
dizendo, que somos uma unidade. O membro tem valor na medida em que está
inserido no corpo e na proporção em que ele trabalha para o bem comum do corpo.
Deus colocou você no corpo como Lhe aprouve. Exerça a função
que Deus lhe deu no corpo. Ficar ressentido por não ter este ou aquele dom
espiritual é imaturidade. Devemos exercer nosso papel no corpo com alegria,
zelo e fidelidade. Você é único. Você é singular no corpo.
Vamos imaginar que você esteja doente, com a garganta
inflamada. Você precisa tomar antibiótico. O braço que não tem nada a ver com
essa inflamação se oferece para tomar a agulhada. Isso significa que um membro
está sofrendo pelo outro em benefício de todo o corpo.
Não estamos num campeonato dentro da igreja disputando quem
é o mais talentoso, o mais dotado, o mais espiritual. Somos uma família. Somos
um corpo. Devemos celebrar as vitórias uns dos outros e chorar as tristezas uns
dos outros. Não somos auto-suficientes; dependemos uns dos outros. É assim que
a Igreja de Cristo funciona!
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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