Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A ética cristã e o bullying.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- inicie a aula perguntando se todos sabem o que é Bullying?
Explique que Bullying se refere a todas as formas de
atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que
ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos,
causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem
ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de
uma relação desigual de forças ou poder.
- Pergunta a sala quem já foi vítima de Bullying? Caso
exista algum aluno, peça para que ele diga como se sentiu e o que fez para superar
a situação. Em seguida crie algumas questões para discussão sobre o assunto.
Questões para
discussão:
Como o cristão deve reagir diante de um caso de Bullying?
Você já defendeu alguém que sofreu Bullying?
Você já sofreu Bullying na igreja?
O que fazer para não ser vítima de Bullying?
– Apresentem os pontos levantados na lição, buscando sempre
a participação dos alunos.
– Para encerrar, utilize a dinâmica “Vencendo o bullying”, “Flores diferentes, porém importantes” ou "As duas maçãs". A primeira deve ser aplicada para alcança
aos que são vítimas de bullying, a
segunda e a terceira o seu público alvo são os que praticam bullying.
Dinâmica: Vencendo o
bullying
Objetivo:
Desenvolver em cada aluno a autoconfiança, para não ser
afetado pelo bullying.
Material didático:
Folhas de papel A4 ou ofício
Caneta ou lápis
Atividade Didática:
Entregue a cada aluno uma folha de papel A4 ou ofício. Em
seguida convide-os a escrever as qualidades que caracterizam sua inteligência,
sua gentileza, sua afetuosidade, sua honestidade em fim, tudo aquilo que ele
tem de bom. Agora peça para que cada aluno troque a sua folha com outro aluno.
Neste momento solicite que todos os alunos amassem a folha o máximo que puder,
sem rasurar. Logo após requisite a cada um devolver a folha amassada ao seu
legítimo dono. Peça para que todos alise o papel amassado, e em seguida
pergunte se as qualidades escritas no papel ainda continuam lá ou
desapareceram, obviamente, elas não desapareceram. Você pode fazer o aluno
entender que, da mesma forma, apesar do que os outros dizem e do jeito como o
tratam, seu valor, seu caráter permanece intacto e imutável, pois não são os
outros que vão determinar quem você é ou quem você deve ser. Não importa o que
as outras pessoas falem de você, não importa se alguém tenta nos humilhar ou
nos ridicularizar, o importante é que você continue sendo a pessoa que sempre
foi, e se mudar mude para melhor. Não fique na cama... a menos que você possa
fazer dinheiro deitado.
Dinâmica: Flores
diferentes, porém importantes
Objetivo:
Estimular reflexão sobre o respeito as diferenças.
Materiais didáticos:
Fotos variadas de
diferentes tipos e formas de flores.
Atividade didática:
1. Providencie fotos variadas de diferentes tipos e formas
de flores e peça para que cada aluno escolha uma.
2. Questione seus alunos sobre o que chamou a atenção deles
para escolher aquela flor.
3. Reflita com os alunos sobre o fato de cada flor ter as
diferentes cores, perfume, textura, formas, etc.
4. Chame a atenção para o fato de as flores serem diferentes
e, nem por isso, menos belas e apreciadas.
5. oriente-os a olharem uns para os outros e diga que assim
como as flores, cada um é diferente, mas, apesar disso, tem o seu valor e sua
importância.
Aproveite para abordar as características de cada um (tipo e
cor de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele
etc).
Dinâmica: As duas
maçãs
Objetivo:
Mostrar como a prática do bullying machuca as pessoas.
Materiais didáticos:
Duas maçãs
Atividade didática:
Adquira duas maçãs grandes e bonitas. No dia da aula bata
uma delas no chão repetidamente, mas de maneira delicada, sem que os alunos
saibam disso.
No momenta da dinâmica apresenta as duas maçãs e mostre a
semelhança entre as duas frutas: grandes e bonitas.
Pegue a maça que foi batida no chão e comece a dizer que não
gosta dela, que ela é feia, nojenta, horrível, que tem uma cor horrível, que é
muito pequena e que queria que os alunos xingassem também a fruta. Eles vão
estranhar, mas incita em seu pedido: cada aluno deve dizer algum tipo de
xingamento com a fruta.
Em seguida, pegue a segunda maçã e entregue a um dos alunos
e mande que ele passe de um aluno para o outro, mas desta vez, dizendo palavras
gentis. "Você é uma maçã adorável", "sua casca é bonita",
"que cor bonita você tem", etc.
Depois segure as duas maçãs e diga: Vejam, as duas maçãs
continuavam iguais!
Então corte a maçã elogiada ao meio. Mostre como ela está
clarinha, fresca e bem suculenta por dentro. Logo após corte também a maçã
xingada que estará toda machucada e molenga por dentro.
Explique que, os machucados, os pedacinhos partidos, é como
cada um de nós nos sentimos quando alguém nos maltrata com suas ações ou
palavras, quando sofremos bullying. Diga que não são apenas as agressões
físicas que machucam, a agressão verbal é uma forma de violência psicológica.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Adaptada por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário