Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ética cristã na família.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, aplique uma das dinâmicas: “Casa e Família” ou “Minha Família”, que proporcionará a
reflexão sobre o tema ética em família.
Texto Para Dinâmica:
Casa e Família
Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Família é uma construção de valores e princípios.
Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio.
Família é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
A Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o
banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.
A Família é o lugar onde os membros da família anseiam por
estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o
conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de
sair.
Numa casa criamos e alimentamos problemas.
A Família é o centro de resolução de problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se
suportam.
Na Família vivem companheiros que, mesmo na divergência, se
apoiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de discussões, conflitos, discórdia.
Na Família as discussões, os conflitos, existindo, servirão
para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
Na Família sonhamos juntos.
Numa casa há azedume e destrato.
Na Família sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas.
Na Família plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca.
A Família é um ninho que aconchega.
Se você apenas mora em uma casa, eu o convido, com urgência,
a conviver em família, para que Deus seja sempre o seu convidado especial.
Dinâmica: Casa e
Família
Objetivo:
Refletir sobre a diferença entre casa e família
Material didático:
Texto casa e família, tirinhas de papel, desenho de uma casa
numa cartolina.
Atividade didática:
1. Leitura do texto, por um aluno voluntário ou pelo
professor, se for preciso.
2. Discussão sobre o tema, deixando que os alunos falem o
que entenderam do texto e como é a própria casa.
3. Ler a frase: “Para uma família realmente aconchegante, é
preciso...”
4. Deixar que os alunos escrevam em tirinhas de papel o que
acreditam que precisam mudar em seu convívio familiar.
5. Colar as tirinhas em uma casa previamente desenhada numa
cartolina e colada em local visível, para que todos possam ler.
Reflexão:
Nosso papel na construção do nosso lar é de suma
importância. Não importa onde você está colocado(a). Não importa qual a sua
função, se é um adolescente ou um adulto. Não importa se é solteiro(a) ou
casado(a). Deus te fez e te chama a cada dia para fazer a diferença. Seja no
alicerce ou no telhado, cada um tem a responsabilidade de fazer bem a sua
parte. Devemos fazer a diferença na construção do nosso lar, não escolhendo o
melhor lugar, mas sim onde somos necessários. Não podemos esquecer que somente
com organização e união alcançaremos nossos objetivos. Quando nos unimos, a
construção termina em menor tempo e com menos desgaste para todos. Juntos,
passo a passo, faremos parte na evangelização dos filhos, dos vizinhos, dos
amigos, alcançando novas almas para a vida eterna no nosso lar.
Por Roberto José
Dinâmica: Minha
Família
Objetivo:
Entender a importância de um bom relacionamento em família.
Material didático:
Foto pequena de uma família, cartolina, lápis atômico.
Atividade didática:
Desenhe na cartolina uma casa sem móveis ou qualquer
acessório, mas que seja grande, cole a foto da família dentro da casa. Solicite
que cada aluno analise a casa, por alguns minutos, e escrevam dentro do desenho
da casa os sentimentos e atitudes que deveriam levar para o seio de sua
família. Em seguida peça para que escrevam fora da casa os sentimentos e
atitudes que não deve fazer parte de sua família.
Os bons sentimentos e atitude devem estar escrito no seu
lugar correto, pois são os mais importantes para uma família, acima de qualquer
coisa material. Se priorizarmos qualquer coisa acima da família, muitos
problemas e graves conflitos no relacionamento familiar poderão ser gerados.
Destaque que alguns
conflitos são inevitáveis, mas muitos podem ser solucionados com um bom diálogo
e respeito mútuo. Deus quer que o jovem honre seu pai e sua mãe, não lhes
faltando jamais ao respeito, seja por atos, seja por palavras. Ame sua família,
não deseje mal a sua família, não fale mal de sua família. O lar cristão é
lugar de paz e alegria, perdão e união. Quanto mais ajustado for este ambiente,
mais fácil será o relacionamento dos seus componentes fora dele.
Se relacionar bem facilita a troca de ideias, serviços,
interesses, informações, etc.
Pergunte aos seus alunos: De uma forma mais simples pense
você em quantas vezes você ajudou um amigo, um parente ou colegas da escola
mais próximos de você?
Agora pense nas vezes que você fez o mesmo por um estranho?
Para finalizar questione:
- O que você tem feito para melhorar a convivência em sua
família?
- Você tem se preocupado em colocar para fora de sua casa
tudo aquilo que pode ser considerado como lixo no seio de sua família?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas
não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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