Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O cultivo das relações interpessoais.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “Revisão da Lição Maravilhosa Graça” e “Construindo pontes nos relacionamentos”.
Dinâmica: Revisão da
Lição Maravilhosa Graça
Aproveite a última lição do trimestre para saber se os
alunos compreenderam algumas ideias importantes da Epístola aos Romanos. Esta
atividade vai dar a oportunidade de saber se seus alunos realmente
compreenderam essas ideias. Caso perceba que eles estão com dificuldades,
reforce as ideias. Aproveite também para perguntar o que mais gostaram e o
porque.
Objetivo:
Revisão do trimestre.
Material didático:
Folhas e caneta.
Atividade didática:
Sente-se com seus alunos em círculo e faça um comentário
geral a respeito de toda a Epístola aos Romanos. Depois, peça que os alunos
formem grupos. Distribua as folhas e as canetas. Solicite que os componentes
dos grupos coloquem os nomes nas folhas. Estabeleça um tempo de no máximo 10
minutos para que os alunos enumerem corretamente e leiam as referências.
Recolha as folhas e corrija os exercícios. O grupo que tiver mais acertos será
o vencedor.
1) A recompensa pelo pecado é a morte. Jesus morreu em nosso
lugar.
2) Deus removeu a punição do pecado mediante o sacrifício de
Jesus Cristo na cruz do Calvário.
3) Deus escolhe pessoas para propósitos específicos.
4) Deus vai nos dar um novo corpo no céu, não mais sujeito
ao pecado e à morte.
5) Mediante a fé no sacrifício de Jesus Cristo, fomos
declarados "sem culpa".
6) O Espírito Santo que passa habitar em nós depois da
conversão nos ajuda a ser parecidos com Jesus.
7) Somente ela destrói o domínio do pecado
( ) Graça - Romanos 6.1.2
( ) Santificação - Romanos
5.2; 15.16
( ) Justificação -
Romanos 4.25; 5.18
( ) Glorificação -
Romanos 8.18,19
( ) Eleição -
Romanos 9.10-13
( ) Expiação -
Romanos 3.25
( ) Redenção -
Romanos 3.24; 8.23
GABARITO
(7) Graça
( 6) Santificação
( 5 ) Justificação
( 4 ) Glorificação
( 3 ) Eleição
( 2 ) Expiação
( 1 ) Redenção
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 66
Adaptado por Roberto José
Dinâmica: Construindo
pontes nos relacionamentos
Objetivo:
Trabalhar Relacionamentos e conflitos no trabalho.
Material didático:
Folha de papel A4 ou ofício,
Lápis ou caneta
Quadro de giz ou cartolina
Giz ou pincel atômico
História: O Construtor de Pontes.
Atividade didática:
Explique ao grupo que será feito uma atividade para
autoanálise e avaliação de como estamos nos relacionando no trabalho. Distribua
uma folha de papel A4 e peça para cada aluno dividir ao meio com uma caneta no
sentido vertical. Após todos terem dividido as folhas pedir para que. Do lado
esquerdo coloque a característica de uma pessoa que você teria dificuldade em
se relacionar no ambiente de trabalho, por exemplo: falso, mentiroso, metido,
entrão, bajulador etc. Do lado direito algo que não conseguem aceitar em si
próprios, por exemplo: ser estourado, briguento, ansioso, impaciente,
precipitado etc. Quando tiverem terminado, pedir para que abaixo da
característica da pessoa que tem dificuldade para se relacionar, escrevam em
poucas linhas os motivos que levam a essa dificuldade. Agora, abaixo da característica que não aceitam em
si mesmos, expliquem o motivo da não aceitação e que efeitos essa
característica pode acarretar nos seus relacionamentos de trabalho. Quando todos
tiverem terminado, pedir para deixarem de lado a folha e escutar história: O
Construtor de Pontes.
História: O
Construtor de Pontes
Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas
apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em
toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado.
O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente
explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total
silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta:
- Estou procurando trabalho, disse o homem que era
carpinteiro.
- Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Claro! disse o fazendeiro. - Vê aquela fazenda ali, além
do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós
brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no
celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta. O carpinteiro disse,
então: - Acho que entendo a situação. Mostre-me onde estão o martelo e os
pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O
homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro voltou, não acreditou no que viu: em vez
da cerca, uma ponte havia sido construída ali, ligando as duas margens do
riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: - Você
foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei. Mas, as
surpresas não pararam neste momento. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu
irmão correndo, se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel
do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou: - Você, realmente, foi muito
amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse! De repente, num
só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se,
chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho aprontou-se, então
para partir levando sua caixa de ferramentas. - Espere, fique conosco! Disse o
fazendeiro. - Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu: - Eu
adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Autor: desconhecido
Discussão em classe.
Pergunte ao grupo:
-O que entenderam da história?
-O que costuma romper com as relações interpessoais?
- Podemos dizer que os principais problemas de
relacionamentos são gerados por pequenas coisas ou coisas sem importância?
-Que lições podemos extrair da história? (Listar as
respostas no quadro ou cartolina).
Depois de esgotada a discussão sobre os pontos acima, peça
para que cada um retome sua folha e analise:
-No tópico: A importância das relações interpessoais.
Procure mostrar que essa é uma relação de compartilhamentos de dores, alegrias,
dissabores, confidências, bem como relações de amizade e respeito. Por isso,
este tipo de relacionamento é tão importante na vida social do cristão. As relações
interpessoais não seriam as mesmas se não houvesse o desenvolvimento de
amizades entre as pessoas.
-No tópico As ameaças às relações interpessoais.
Busque com os alunos alternativas de como solucioná-lo. Portanto busque uma
forma de transformar essa característica em algo produtivo e melhor.
Concluir com o grupo que tudo seria mais fácil se parássemos
de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos
familiares, amigos e colegas do trabalho. Conversar, gostar, amar as pessoas
com as quais temos afinidade é fácil. Mas como fazer com pessoas difíceis e com
nossas próprias dificuldades? Como lidar com nossos desafetos? Como estender
nossa mão amiga para ajudar a quem precisa em nossa convivência no sai a dia?
Agindo assim poderíamos não mudar o mundo, entretanto, podemos e temos a
autonomia de fazer do nosso mundo, nossa vida interior um lugar de paz e
comunhão onde Cristo será glorificado.
Podemos começar agora!
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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