Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o tema da aula: Eu, um líder?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “Liderando o meu próprio ser”.
Dinâmica: Liderando o meu próprio ser
Objetivo:
Refletir sobre a
autoliderança.
Material didático:
01 martelo
Alguns pregos
01 pedaço de
madeira
Quadro branco ou de
giz
Pincel para quadro
branco ou giz
Atividade didática:
- Leia e reflita
com os alunos sobre a história logo abaixo:
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os
Pregos
Havia um garotinho
que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que
cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos
da casa.
No primeiro dia, o
garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia
decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que
pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais
perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao
seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o
seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a
seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela
mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem,
garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você
diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um
homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que
sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e
tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto
desconhecida.
- Após a leitura do
texto, utilizem o martelo, os pregos e o pedaço de madeira para fazer uma breve
aplicação espiritual sobre o assunto em estudo.
- Em seguida,
organize os alunos em círculo e reflita com eles sobre a falta de liderança em
nossa própria vida em várias situações. Para isso vá escrevendo cada uma das
frases logo abaixo, uma a uma:
Precipitação no
falar;
Precipitação no
agir;
Sentimentos que não
agradam a Deus;
Pensamentos
indecorosos e indecentes;
Má administração do
tempo, etc.
- Conclua mostrando
que o Espírito de Deus poderá nos ajudar a alcançar a liderança de todas as
áreas de sua vida. Sabemos que o ser humano é formado de corpo, alma e
espírito, e que no momento da sua conversão o Espírito de Deus vem habitar no
seu coração. Deus deseja dominar todas as áreas da nossa vida! Peça ao Espírito
Santo que lhe dê domínio próprio, você precisa querer isto em todas as áreas da
sua vida. Assuma a total liderança de si mesmo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário