Professores e professoras
observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e
desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados
pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail,
redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula
procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana
de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há
alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum
visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para
que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula
procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula
você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou
quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver
com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana
separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma
visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como
professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo
acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno,
ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você
precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a
vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber,
sentir e agir.
- Este é um momento de grande
importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o
que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma
aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou
conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que
os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Crendo na graça de Deus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da
lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Graça abundante” e o texto: Mergulhe no oceano
da graça. O texto ajudará a enfatizar a dinâmica e o assunto em estudo.
Dinâmica – Graça abundante
Objetivo:
Compreender que somos salvos não
por obras meritórias, mas pela graça de Jesus.
Material didático:
Alguns bombons.
Quadro de giz.
Atividade didática:
Escreva no quadro de giz as
seguintes perguntas: "Qual o tema central desta lição?" , "O que
significa a palavra graça?", "Quantas vezes a palavra graça existe na
Bíblia?", "Qual a maior manifestação da graça de Deus ao homem?"
e “A graça de Deus se revela à humanidade de duas maneiras fundamentais. Quais
são elas?” Escolha cinco alunos para que respondam. Mesmo que os alunos errem
as resposta, diga: "Muito bem! Recebam um prêmio". Dê um bombom para
os alunos que participaram. Na sequência, enfatize que, na verdade, eles não
mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas, porém você decidiu
presenteá-los. Explique que assim é a graça de Deus. Graça significa
"favor imerecido". Diga que ninguém é salvo e recebe as bênçãos de
Deus porque é bom. A salvação e as bênçãos são presentes gratuitos de Deus. Não
recebemos a salvação porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas
por causa da misericórdia, do amor, da compaixão e da bondade e da graça de
Deus. Em seguida, leia e discuta com os alunos os seguintes textos: Efésios
2.8,9; Tito 3.5; Romanos 3.20. Conclua mostrando que Deus é em sua essência
misericordioso. Ainda que não temos como fazer nada para receber Seu perdão,
amor ou bondade, Ele nos ama. Isso é misericórdia, graça, ou seja, favor imerecido.
Respostas das perguntas:
-Qual o tema central desta
lição? R. Crendo na graça de Deus
-O que significa a palavra graça?
R. Favor imerecido
-Quantas vezes a palavra graça
existe na Bíblia? R. 217 vezes
-Qual a maior manifestação da
graça de Deus ao homem? R. A salvação Tt 2.11.
-A graça de Deus se revela à
humanidade de duas maneiras fundamentais. Quais são elas? R. Graça comum e
graça especial.
Texto: Mergulhe no oceano da graça
Diz-se que, antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas,
o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua
frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para
sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa
se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo
desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no
oceano, mas tornar-se oceano.
No reino espiritual também é assim. A salvação é como entrar
no oceano. Quando mergulhamos nela, nos tornamos mais que oceanos. Sabe por
quê? Porque passamos, não somente a ser grandes, mas também a ser eternos e ter
comunhão com o Pai, por isso podemos chegar com confiança e sem reservas ao
trono da graça. Há abundante graça de Deus para sua vida, desfrute-a!
Texto extraído do Estudo da Célula – Igreja da Paz Fortaleza
Professor, antes de dar esta aula
pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois
não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente
para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica,
física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas
de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de
conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de
aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais
importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo
de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na
exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja
portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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