Professores e professoras
observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e
desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados
pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail,
redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula
procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana
de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há
alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum
visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para
que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula
procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula
você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou
quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver
com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana
separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma
visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como
professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo
acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno,
ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você
precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a
vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber,
sentir e agir.
- Este é um momento de grande
importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o
que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma
aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou
conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que
os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Tolerância Cristã.
– Agora, trabalhe o conteúdo da
lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões
apresentadas aqui.
- Para o encerramento da aula,
aplique a dinâmica “Discutindo sobre a
intolerância cristã”.
Dinâmica: Discutindo sobre a intolerância cristã
Objetivo:
Refletir a respeito da forma como
podemos melhorar em nossa tolerância cristã.
Material didático:
O texto de reflexão
Atividade didática:
Antes da aula:
Tire várias cópias do texto de
reflexão
Durante a dinâmica:
Entregue uma cópia do artigo
citado logo abaixo a cada aluno, em seguida diga que irá ser feito uma leitura
reflexiva do texto, logo após realize uma discussão sobre a intolerância cristã
(abaixo do texto temos algumas sugestões que poderá ser acrescentada de acordo
com a realidade de sua igreja).
Texto para reflexão: RJ registra mil casos de intolerância religiosa em
2 anos e meio
O Centro de Promoção da Liberdade
Religiosa & Direitos Humanos (Ceplir), ligado à Secretaria de Estado de
Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu em dois anos e meio quase mil
denúncias de casos de intolerância religiosa. Os números constam de um
relatório apresentado em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de
janeiro (Alerj) na terça-feira (18). Entre julho de 2012 e dezembro de 2014,
foram registradas 948 queixas, 71% delas sobre intolerância contra religiões,
mostra o relatório.
Criado em 2012 e coordenado pela
Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de
Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, o Ceplir tem como objetivo
defender e garantir os direitos humanos e de expressão da liberdade de crença e
filosofia de indivíduos e instituições religiosas e comunidades tradicionais.
O presidente da Comissão de
Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, deputado Marcelo Freixo
(PSOL), informou que vai pedir ao presidente da Casa, deputado Jorge Picciani
(PMDB), a implantação da Lei 5.931/11, que criou a Delegacia de Combate aos
Crimes Raciais e Intolerância. ..
Já o presidente da Comissão de
Combate às Discriminações e ao Preconceito da Alerj, e autor da lei de 2011 que
cria a delegacia especializada, o deputado Átila Nunes (PSL), disse que quase
todo mês um ou dois casos de intolerância são registrados.
"Temos um pequeno estado
islâmico encravado no Rio de Janeiro", disse.
Segundo o presidente da Comissão
de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR), Ivanir dos Santos, até janeiro de
2016 a comissão vai finalizar um relatório, com o objetivo de fazer uma
denúncia internacional.
"Vamos condensar um
documento com depoimentos para fazer uma denúncia sobre intolerância religiosa
às cortes internacionais. Os casos persistem e crescem na sociedade brasileira e
o que nos chama a atenção é a morosidade da investigação desses episódios. Há
má vontade em olhar esses casos como crime", disse Ivanir dos Santos.
Temos um pequeno estado islâmico
encravado no Rio de Janeiro"
Átila Nunes
A mãe de santo Káthia Marinho, avó
da menina Kayllane Campos, de 11 anos, apedrejada em junho, ao sair de um culto
de candomblé, afirmou que os agressores ainda não foram identificados:
"Enquanto não forem punidos,
a violência não vai parar".
Já a professora de português
Denise Bonfim, que é muçulmana, disse que foi ameaçada de morte na mesma rua
onde Kayllane foi agredida.
"Estava usando o Hijab (véu
islâmico) e disseram que iam me matar. Fiquei com muito medo e passei vários
meses sem usar o véu e sem entender o motivo de tamanha intolerância",
lamentou.
Para o representante da
Associação Beneficente Muçulmana, Sami Isbelle, os casos de violência no
exterior acabaram influenciando o aumento da intolerância no Brasil.
"Sofremos muitas agressões
pela internet, e as mulheres são muito discriminadas no mercado de trabalho,
principalmente por causa das suas vestimentas", disse.
A presidente do Conselho de
Igrejas Cristãs do Rio (Conic), Lusmarina Campos Garcia, diz que “é importante
que ter consciência de que esses casos não são isolados e que isso precisa ser
enfrentado”.
Fonte do texto: g1.globo.com
Perguntas para discussão:
- A vaidade, o orgulho e a
soberba pode levar um cristão a ser intolerante? Por que?
- Não tolerar um fraco na fé,
julgar os outros, e ser impaciente pode ser visto como intolerância? Explique?
- Quais os tipos de intolerância
existente entre nós?
- Como resolver os conflitos e
intolerâncias entre os crentes?
Professor, antes de dar esta aula
pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois
não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente
para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica,
física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas
de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de
conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de
aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais
importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo
de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na
exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja
portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Adaptado por Roberto José
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