Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A comunicação na família.
- Inicie a aula perguntando aos alunos o que significa a
palavra comunicação? Ouça-os
atentamente. Logo após informe que comunicação é a capacidade de trocar ou
discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre
pessoas.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Aperfeiçoando a comunicação” que ajudará a enfatizar o assunto em
estudo.
Dinâmica:
Aperfeiçoando a comunicação
Objetivo:
Compreender que saber o que vai falar é um requisito
indispensável para uma boa comunicação.
Materiais didáticos:
Papel A4 ou ofício
Caneta
Frases digitadas
Atividade didática:
Solicite que os alunos se organizem em duplas, ocupando todo
espaço da sala. Entregue a cada dupla meia folhe papel e caneta, para que sejam
relacionadas frases que eles ouvem frequentemente em família e que julgam
agressivas, ofensivas ou que causam incômodo.
Solicite a cada dupla que, das frases relacionadas,
selecione a mais chocante para apresenta a classe. Depois que a frase estiver
sido selecionada, solicite que as duplas encontrem uma forma mais cortês de
dizer a mesma frase.
Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase
transformada.
Cada dupla comenta o que descobriu ao fazer as comparações
entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as
diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após
elas.
Informe que está mais do que claro que a harmonia familiar é
muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O
amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. O cuidado no falar, a análise e
discussão da relação familiar faz parte do crescimento e da união da família.
Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas
opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos.
Segue aqui dez dicas que podem nos ajudar a viver um
relacionamento familiar sadio. Imprima e recorte cada frase, dobre, coloque em
um recipiente, e distribua entre os alunos. Em seguida peça para que leiam e
digam em que essa dica pode ser importante na relação familiar e diálogo
familiar?
Sugestão de frases:
1 – Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
2 – Evite gritos no tratamento familiar;
3 – Nunca queira ser o vencedor em uma pequena discussão
familiar, deixe que seja o outro;
4 – Se for inevitável chamar a atenção de um membro da
família, faça-o com amor;
5 – Nunca jogar na cara do outro os erros do passado;
6 – Seja verdadeiro, evite mentiras;
7 – Nunca ir dormir sem chegar a um acordo;
8 – Pelo menos uma vez ao dia diga ao outro uma palavra
carinhosa;
9 – Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
10 – Seja cortês no tratamento com seu familiar.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário