Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e
escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: Conhecendo a Bíblia.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Bíblia”.
Dinâmica: A Bíblia
Todo cristão está sujeito a fracasso em sua vida cristã e em
consequência disso passar por algum tipo de sofrimento. Às vezes, o sofrimento
foi a forma encontrada por Deus para corrigir algumas imperfeições em nossas
vidas. Em outras ocasiões não entendemos os objetivos Dele mediante aquela
situação sofrível que estamos passando. Mas tenhamos uma certeza que tudo tem
um propósito.
Israel, por ter escolhido não representar bem o Reino de
Deus teve que passar centenas de anos como escravos.
Objetivo:
Conhecer melhor a Bíblia como a Palavra de Deus.
Material didático:
Quadro
Giz
02 caixas pequenas
Papeis digitados com as divisões da Bíblia.
Atividade Didática:
Antes da aula:
Digite em folhas de papeis as divisões dos livros da Bíblia,
seguindo o esquema logo abaixo. Em seguida recorte cada divisão dos livros
contendo seus livros específicos. Por exemplo: A Lei ou Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio. Faça isso com todas as divisões tanto do Antigo como do Novo Testamento.
As 5 divisões do Antigo Testamento coloque dobrado dentro de uma pequena caixa,
coloque também as 5 divisões do Novo Testamento dobrado dentro de outra pequena
caixa. Escreva em cima da caixa o nome Antigo
Testamento e na outra: Novo Testamento.
DIVISÕES DA BÍBLIA
Velho Testamento
A Lei ou Pentateuco
Gênesis,
Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Históricos
Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I
Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester
Poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.
Proféticos
Profetas Maiores
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e
Daniel.
Profetas Menores
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum,
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias
Novo Testamento
Evangelhos
Mateus, Marcos, Lucas e João.
Epistolas Paulinas
Romanos, I Corintios, II Corintios, Gálatas, Efésios,
Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II
Timóteo, Tito, Filemom.
Epistolas Gerais
Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III
João, Judas.
Histórico
- Atos dos Apóstolos
Profético
- Apocalipse
Durante a aula:
Inicie dizendo que a Bíblia contém 66 livros: 39 no Antigo
Testamento e 27 no Novo. Ele não foi organizada em ordem cronológica, ou seja,
pelas datas dos acontecimentos dos fatos, mas por assuntos. Divida o quadro em
duas partes. Em seguida escreva em cada parte do quadro as divisões dos livros
da Bíblia conforme o modelo logo acima. Não coloque o nome dos livros, mas
apenas as partes em que eles estão divididos. Fale que tanto o Antigo como o
Novo Testamento estão repartidos em 5 divisões. Leia com eles cada divisão.
Informe que eles irão aprender quais os livros que fazem parte de cada divisão.
Faça a seguinte pergunta: Porque devemos acreditar que a Bíblia é a inerrante
Palavra de Deus? Ouça os alunos atentamente. Em seguida divida a turma em 5
grupos, para isso você precisa ter em sala pelo menos 5 alunos, para que cada
um represente o seu grupo. Solicite que cada grupo retire da caixa do Antigo
testamento um papel. Após todos pegarem, peça que todos abram. Diga que cada
grupo terá cinco minutos para memorizar os nomes dos livros da Bíblia de seu
grupo. Após os cinco minutos cada grupo irá apresentar-se. A apresentação deve
ser feita seguindo a ordem das divisões dos livros sagrados. Após a
apresentação, repita o procedimento com os livros do Novo Testamento. Não deixe
de ajudar os alunos em caso de dificuldades, pois o objetivo não a disputa, mas,
sim, o aprendizado.
Os 39 livros do V.T. - anunciam que Jesus Cristo virá
Os 27 livros do N.T. - anunciam que Jesus Cristo já veio e
voltará
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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