Professores e professoras observem alguns pontos importantes
e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre
atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada
aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum
tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e
faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de
voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu
secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa
parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma
simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala
o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você
possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede
sociais.
5– É importante que você como professor entenda a
importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que
você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o
quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é
ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso,
tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você
deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas
transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente
pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam
incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Sendo um discípulo de Jesus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmicas logo abaixo: “O maior é o amor”.
Dinâmica: O maior é
o amor
Objetivo:
Mostrar a extensão do amor de Deus e refletir sobre a
importância do nosso amor ao próximo.
Material didático:
Perguntas pré-digitadas sobre o amor
Papel A4 ou ofício
Lápis ou caneta
Atividade didática:
Para a aula de hoje sugerimos que você divida a classe em
três grupos. Certamente, os alunos vão apreciar a possibilidade de discutir
esse tema. Entregue a cada grupo uma série de perguntas, conforme sugerimos
logo abaixo. Entregue também papel e caneta para que eles possam notar as
respostas. O grupo deverá discutir e encontrar as respostas no prazo máximo de
10 minutos. O procedimento, no final, será da seguinte forma: os três grupos se
reúnem e cada um apresenta suas conclusões.
Para o sucesso do trabalho alguns cuidados são básicos:
a. escolher um líder que realmente comande o grupo;
b. ter cuidado com o monopólio por parte de alguns alunos
que costumam dominar as discussões;
c. estar atento ao tempo disponível.
d. ter pelo menos 6 alunos em sala.
Grupo 1 - As
características do amor verdadeiro
a. Por que o amor verdadeiro é somente aquele cuja origem
está em Deus?
b. O amor verdadeiro pode ser imposto? Como se manifesta a
sua espontaneidade?
c. Por que o amor pressupõe dar, doar-se?
d. Por que não se pode medir a dimensão do amor?
e. É possível ser cheio de amor e não mostrar as evidências
desse amor? Por quê?
Grupo 2 - As
manifestações do amor
a. Qual a maior prova do amor de Deus?
b. Qual a atitude de Deus, quando a pessoa peca?
c. Qual a medida do amor de Deus?
d. As pessoas teriam condições de amar na extensão da medida
do amor de Deus? Por quê?
e. Quais os impedimentos para que a pessoa manifeste amor?
Grupo 3 - A atividade
contínua do amor de Deus
a. Qual o objeto do amor de Deus? Ele nos ama coletiva ou
individualmente?
b. O amor de Deus elimina a necessidade do amor entre
irmãos? Por quê?
c. Como podemos entender que o amor seja um dos aspectos do
sacerdócio cristão?
d. É possível escolher a quem se amar? Por quê?
e. Como podemos amar a quem não conhecemos ou a quem não
vimos?
IMPORTANTE: Após
as apresentações faça o fechamento do assunto trazendo uma palavra final, e
tirando algumas dúvidas.
Adaptado por Escriba Digital
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
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